ESCRITA PARA BANDA DESENHADA – LINGUAGEM E FORMA
Formador: Mário Freitas
1
- A ideia
-
Origem das ideias
-
Pesquisa de temas
-
A originalidade e a fronteira ténue entre a homenagem e o
plágio
2
- Estruturação da história
-
A sinopse e o sumário: a história em poucas palavras.
-
Estrutura clássica em 3 actos: introdução, desenvolvimento
e resolução
-
Arquétipos de histórias
-
Variações à forma
-
O “McGuffin” ou o catalizador da história
3
- Formato e extensão da história
-
Dimensão da página e adequação à narrativa
-
Número médio de vinhetas por página
4
- Personagens
-
Descrição e características
-
Personalidade e “voz”
-
Conflitos e papéis narrativos: quem são as personagens e
que mudanças irão sofrer?
5
- Formas e estilos comuns de narrativa
-
Episódica
-
Continuada
-
Linear
-
Fragmentada
-
Comprimida e descomprimida
6
- Do argumento ao guião
-
Definição das cenas-chave
-
Definição das cenas de transição
-
Ritmo e partição por páginas
7
- Formatos de guião e colaboração entre argumentista e artista
-
Colaboração orgânica e brainstorming
-
Full script e os riscos de robotização do artista
-
Argumento > desenhos > guião ou “Marvel style”:
demasiado peso e responsabilidade nos ombros do artista
8
– Diálogos e narrações
-
Técnicas de diálogo
-
A voz das personagens
-
Narrador omnipresente e narração das personagens
-
Extensão recomendável de texto por balão
9
- O ritmo narrativo: a grande diferença entre os melhores e os outros
-
Coerência rítmica
-
Pausas e silêncios narrativos
-
Acelerações narrativas
-
Transições narrativas
10
- Técnicas narrativas fundamentais
-
Escrever para BD, pensando na linguagem da BD: BD não é
cinema nem literatura
-
Escrever sobre o que se conhece ou pesquisar bem antes
-
Escrever para os pontos fortes do artista
-
Show, don't tell!
-
A definição dos planos e ângulos de câmera e a criação de
tensão narrativa
-
Partição das falas entre balões e entre vinhetas
-
Escolha das fontes para a legendagem
-
Escolha do estilo de arte e de coloração.
11
- Erros mais comuns:
-
Um sumário em prosa apresentado como um argumento de BD
-
Desenhar é que é difícil, escrever qualquer um faz
-
Excesso de descrições ou a verbosidade típica de quem quer
mostrar que sabe escrever
-
Descrever em vez de mostrar
-
Duplicar em palavras o que a arte já mostra
-
Diálogos rígidos e estereotipados
-
“A voz do dono”: todas as personagens falam da mesma forma
-
As revelações telegrafadas
-
Plotholes: buracos narrativos, saltos ilógicos e
inexplicáveis ou sem explicação convincente
-
A falta de planeamento da história ou “agora como é que
acabo isto?”
12
- Principais correntes mundiais e as suas diferenças narrativas:
-
Comics
-
Franco-Belga
-
Mangá
-
Situação particular portuguesa
13
- Argumentistas de referência
-
Alan Moore
-
Grant Morrison
-
Will Eisner
-
Frank Miller
-
Naoki Urasawa
-
Goscinny
-
Jodorowsky
Sem comentários:
Enviar um comentário